terça-feira, 7 de outubro de 2008

Os 500 Melhores Filmes

Eu tinha um plano diferente para o post de hoje, mas acabei tendo problemas técnicos com sua edição e ontem a noite fiquei empolgada com uma matéria, da qual tenho certeza que é do agrado de todos vocês!
A revista britânica Empire elegeu os 500 melhores filmes de todos os tempos! Para chegar a esta lista, foi preciso uma votação com críticos, cineastas (incluindo nomes como Quentin Tarantino, Pedro Almodóvar, Guilherme Del Toro, entre outros...) e claro, o povão.
Abaixo você confere os 50 filmes que lideram o ranking. A lista completa você pode ver no site da Empire clicando aqui.

1. "O podereso chefão", de Francis Ford Coppola (1972)
2. "Indiana Jones Os caçadores da arca perdida", de Steven Spielberg (1981)
3. "Star Wars: O império contra-ataca", de Irvin Kershner (1980)
4. "Shawsank Redemption", de Frank Darabont (1994)
5. "Tubarão", de Steven Spielberg (1975)
6. "Os bons companheiros", de Martin Scorsese (1990)
7. "Apocalipse Now", de Francis Ford Coppola (1979)
8. "Cantando na chuva", de Stanley Donen e Gene Kelly (1952)
9. "Pulp Fiction", de Quentin Tarantino (1994)
10. "Clube da luta", de David Fincher (1999)
11. "Touro indomável", de Martin Scorsese (1980)
12. "Se meu apartamento falasse", de Billy Wilder (1960)
13. "Chinatown", de Roman Polanski (1974)
14. "Era uma vez no Oeste", de Sergio Leone (1968)
15. "O cavaleiro das trevas", de Christopher Nolan (2007)
16. "2001: Uma odisséia no espaço", Stanley Kubrick (1968)
17. "Taxi Driver", de Martin Scorsese (1976)
18. "Casablanca", de Michael Curtiz (1942)
19. "O poderoso chefão - Parte II", de Francis Ford Coppola (1974)
20. "Blade Runner", de Ridley Scott (1982)
21. "O terceiro homem", de Carol Reed (1949)
22. "Star Wars: Uma nova esperança", de George Lucas (1977)
23. "De volta para o futuro", de Robert Zemeckis (1985)
24. "O senhor dos anéis: A sociedade do anel", Peter Jackson (2001)
25. "Três homens em conflito", de Sergio Leone (1967)
26. "Dr. Fantástico", Stanley Kubrick (1964)
27. "Quanto mais quente melhor", de Billy Wilder (1959)
28. "Cidadão Kane", de Orson Welles (1941)
29. "Duro de matar", de John McTiernan (1988)
30. "Aliens - O resgate", de James Cameron (1986)
31. "E o vento levou", de Victor Fleming, George Cukor e Sam Wood (1939)
32. "Butch Cassidy", de George Roy Hill (1969)
33. "Alien - O oitavo passageiro", de Ridley Scott (1979)
34. "O senhor dos anéis: O retorno do rei", de Peter Jackson (2003)
35. "Exterminador do futuro 2", de James Cameron (1991)
36. "Andrei Rublev", de Andrei Tarkovsky (1969)
37. "Laranja mecânica", de Stanley Kubrick (1971)
38. "Fogo contra fogo", de Michael Mann (1995)
39. "Matrix", dos irmãos Wachowski (1999)
40. "Um corpo que cai", de Alfred Hitchcock (1958)
41. "Os incompreendidos", de François Truffaut (1959)
42. "As oito vítimas", de Robert Hamer (1949)
43. "O grande Lebowski", dos irmãos Coen (1998)
44. "A lista de Schindler", de Steven Spielberg (1993)
45. "Psicose", de Alfred Hitchcock (1960)
46. "Sindicato dos ladrões", de Elia Kazan (1954)
47. "E.T. - O extraterrestre", de Steven Spielberg (1982)
48. "This Is Spinal Tap", de Rob Reiner (1984)
49. "Evil Dead 2", de Sam Raimi (1987)
50. "Os sete samurais", de Akira Kurosawa (1954)

Vale a pena gastar um pouquinho do seu tempo vendo esta lista com os 500 filmes (recomendo com tamanha convicção, pois adorei ficar com meu irmão vendo um por um). É uma compilação fabulosa dos maiores clássicos. Sem contar que, todos os filmes da lista contém uma ilustração e a sinopse, e 100 destes 500 possuem uma capa especial da Empire. Imagina o quão difícil deve ser escolher qual capa levar para casa? Eu teria que comprar uns cinco exemplares, no mínimo.
Eu vi muitos dos meus filmes favoritos nesta lista, como Réquiem Para Um Sonho, Star Wars, Clube da Luta, Seven, Hora de Voltar, De Volta Para o Futuro, Trainspotting, Pulp Fiction, Kill Bill, quase todos do Spielberg, entre muitos outros...
A lista é bem balanceada entre filmes antigos e recentes. O que me surpreendeu é não ter tantos filmes antigos assim, considerando o costume de críticos idolatrarem filmes antigos. Dependendo da sua perspectiva, essa lista contém os melhores filmes ou os melhores filmes mais famosos (entenderam?).
Não senti a falta de nenhum grande filme, e nenhum desta lista é inteiramente ruim, sendo um pouco boazinha (apesar de achar Cavaleiro das Trevas ruim, citando apenas um dos casos).
E esta lista pode ser algo muito útil na sua vida de cinéfilo ou de aspirante a cinéfilo. Ela pode servir de "guia" na sua ida à locadora ou ao Torrent, o que acham? Hahahaha. Eu mesma farei isso, com toda certeza. Há tanto filmes bons (e ruins, por que não?) para ver...

Espero que tenham gostado do post (:

Postado por Yasmin




13 comentários:

Anônimo disse...

ah, adorei o post, nossa, achei O Cavaleiro das Trevas muito bom (: haha
é, tem vários filmes que merecem ser assistidos ainda, e tenho muuuuitos filmes ainda pra ver, ai por que Matrix tá na lista? O.O e Superman Returns? eca x: haha
Beijos vou continuar vendo a de 500 :*

Anônimo disse...

meeeu show mesmo, só que ta loco né tem cada filme ai que podia ser substituido por uns melhores ... mas ta legal mesmo assim ... Clube da luta em nono ;D :D ;D eis ai um que merece mais que alguns outros, mas tambem nao vou desmerecer os demais, que se estão ai é porque muita gente gosta.

muito boa a lista, brigadao por postar

;*

vontade de ver esse sete samurais uauahuahuahuahuahuhauhauh vi no cult em preto e branco uahuha

Anônimo disse...

sao muitos filmes nessa lista, to postando com preça, a quimica me chama

Anônimo disse...

Opa!
Vou fazer um 'check list'... Pelo menos os 50 primeiros da lista eu preciso assistir...
Mas pelo visto, já assisti mais que a metade!!!!
Que bom!!!!
Bjs.

Anônimo disse...

meninas, adorei o blog :)
e nossa, desses 50 que você postou min, eu só vi dois! haha, ET e Psicose. ótimos, ótimos. eu preciso e quero muuito ver E o vento levou...
agora Star wars não mesmo. hehe
aliás, nem falei no chat, mas eu vi Mamma mia! AMEI
beijos

Danny disse...

tubarão? uahua

eu não gostei muito dos 50 primeiros, tem vários que ainda vi! hahaa

Marcela disse...

ganhei meu dia sabendo la no site que Toy Story esta entres os cem primeiros ! eu adoro esse filme, marco demais minha infância e talz hehe
:)

Unknown disse...

Do post?
-AH!...o post impecável da Mín...maravilhoso.

Da lista?
-AH!...aí estão alguns dos 'famosos', porém não deixam de ser bons...Acha que há falta de grandes filmes que, digamos, são menos famosos...
mas...
"[...]nenhum desta lista é inteiramente ruim[...]"

Annabella disse...

Você me chamando de Mín!

Ah, como eu disse, "os melhores filmes mais famosos" e "Não senti a falta de nenhum grande filme", Vini ;)

Tubarão sim, poxa! Esse filme é muito bom.

Clube da Luta em nono! *-*

Annabella disse...

corrigindo: Clube da Luta em décimo. hahaha
nono é Pulp Fiction *_*

gente, é ridículo O Cavaleiro das Trevas estar na frente de filmes com extrema importância, feito Laranja Mecânica, 2001, Taxi Driver, Cidadão Kane, E o vento Levou, De Volta Para o Futuro, Casablanca...
Exageraram DEMAIS. Quanto será que ganharam para fazer isso?

Anônimo disse...

hmm, acho legal esses filmes mais novos estarem na frente sério, precisava mudar um pouco

Unknown disse...

"YASMIN"

Anônimo disse...

nossa... não gostei da lista de jeito nenhum heheheeheh é claro que tem muito filme bom
casablanca, por exemplo
mas homem-aranha? aargh