quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A Lista de Schindler

Sinopse: A história real ronda em torno do alemão Oskar Schindler, que viu na mão-de-obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, quando este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus, em plena luta contra o extermínio alemão.

Primeiramente, deixo declarada a minha paixão por filmes de "meninos", como a Danny mesma diz. Adoro filmes de Guerra, Crime/Máfia e Ficção Científica. Adoro. Spielberg, portanto, é um dos meus diretores favoritos, não impota o que dizem. Hoje em dia os "cultizinhos" fazem cara de nojinho para filmes de Hollywood, para grandes produções e tal. A moda mesmo é gostar de filmes B - e apenas eles! Ok, eu poderia entrar em uma grande crítica social, mas estou aqui para falar de A Lista de Schindler, um filme de Steven Spielberg. Um filme de guerra, porém diferente de um anterior trabalho do diretor, O Resgate do Soldado Ryan (Que todo mundo já deve ter visto, aliás. E se não viram, vejam!). Há outros filmes com o tema Guerra mas não mostram uma sequer batalha, mas isto também já é outro assunto.
O filme é maravilhoso. Foda. Não há adjetivos melhores. A idéia absurda do Spielbeg de fazer o filme em preto & braco te deixa livre para confundir as datas, fazendo em alguns momentos você achar que aquele filme realmente é antigo, que realmente se passa naquela época. Ah, e que época! Não sei quanto a vocês, mas sou apaixonada pela Segunda Guerra Mundial. É, paixão estranha, mas digamos que me interesso demais. Enfim.
Se você não tiver muita paciência com filmes longos, não desista, vale a pena cada minuto e cada hora de filme!
É inevitável ficar sensibilizado e admirado com a história de Oskar Schindler. Saber que esta história é real, que Schindler salvou mais de mil judeus, faz você acreditar mais na humanidade (seja na prática ou teóricamente falando), ou então pensar se pessoas boas ainda existem, se ainda são capazes de fazer atos bondosos e corajosos. Fica a pergunta: Aonde está o bem? Todos falam nisso, todos dizem sentir, todos dizem acreditar, mas não se vê muitas demonstrações. O que há de errado?



"Esta lista é vida"


Postado por Yasmin

5 comentários:

Anônimo disse...

eu nem sabia que era em preto e branco, que legal, hahaha.

iupiiiii
\o/

Unknown disse...

"[...]O filme é maravilhoso. Foda. Não há adjetivos melhores.[...]"
...não idolatro tanto Spielberg qnto vc, Min... mas ele é bom msmo...e nesse filme ele é incrivelmente ótimo... assim como o filme é incrivelmente ótimo...
A 'séculos' assisti esse filme...quero ver de novo. O tempo não me incomoda de forma alguma.
...me recordo da "menina de vermelho"...(mais uma dakelas minhas cenas preferidas e marcantes, Min...)
=*

shelhass disse...

amooooooooo tudo que esteja no meu passado - eu já disse que preferia ter vivido no seculo dezoito ou por ai, mesmo que eu morresse de febre alta ou casasse com um gordo velho e feio.
Ter vivido na segundo guerra deve ter sido fodastico mesmo.
Esse filme é perfeito, adoro o fato de que o vermelho sobressai.

Adoro as cenas no vagão do trem.

Anônimo disse...

Nossa, o meu pai ama esse filme, ele tem gravado em umas FITAS aqui em casa, sim fitas uma coisa pré histórica (ta legal não faz tanto tempo assim)acho que elas nem funcionam mais, eu nunca cheguei a assistir, era legendado e na época eu odiava filme legendado, meu pai sempre durmia no meio no filme e tal, aliás eu nunca vi o meu pai assistindo um filme (ou qualquer outra coisa) sem dormir em alguma parte, bom qualquer dia eu assisto, porque se a Yasmin disse que é bom deve ser né, porque você tem um bom gosto para essas coisas, apesar de serem um pouco 'exoticos' digamos assim.

Beijoos!
(L)

Anônimo disse...

sempre quis ver esse filme, mas não consegui ainda, sempre pego outros e tal, e aí acabo esquecendo, mas parece ser muito bom mesmo, pelo o menos, é o que todo mundo fala (:
beijos